tag:blogger.com,1999:blog-5450788235996165112024-02-08T11:16:36.862-08:00Maravilhas da EducaçãoBlog relacionado a educação.DAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-545078823599616511.post-85413894700435196632011-02-01T17:33:00.000-08:002011-02-01T17:33:32.996-08:00Educação para as midias<h1 align="center" style="margin: 24pt 0cm 0pt; text-align: center;"><span style="mso-fareast-font-family: "Arial Unicode MS"; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="font-size: large;"><span style="color: #365f91;"><span style="font-family: Cambria;">Educação para as mídias</span></span></span></span></h1><div align="right" class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; text-align: right;"><span style="mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="font-family: Calibri;">Dayse Sueli Oliveira Lordelo</span><a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftn1" name="_ftnref1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Calibri", "sans-serif"; font-size: 11pt; line-height: 150%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-font-family: "Times New Roman"; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: PT-BR;">[1]</span></span></span></span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;">A educação acompanha a evolução e assim se adapta a cada novo tempo que chega. São criados modelos de se educar que permanecem por muitos períodos, muitas vezes logos. Há uma constante preocupação quanto à validade de cada modelo, o seu desaparecimento ou tempo de vida útil, levando muitos estudiosos a compreender o momento em que vive a sua sociedade e as novas demandas educacionais. </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;">Quando se trata da educação no âmbito da formação escolar, vêem-se constantes debates a respeito das formas mais adequadas para se promover o conhecimento. Surgem então novos desafios para quem deseja construir métodos e estratégias educacionais de forma apurada, considerando a evolução pela qual perpassa professor e aluno. O Grande desafio é juntar os interesses dos alunos com os programas curriculares e escolher entre os recursos disponíveis aqueles que mais se adéqüe aos novos propósitos educacionais estabelecidos. (Org. ALVES, Lynn e SILVA, Jamile. Educação e Cibercultura, 2001). </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;">O terceiro milênio se aproxima e as transformações na economia, na política e, sobretudo na Educação exigem que a escola se adapte a um novo contexto social. Vivemos em uma sociedade tecnológica em que a quantidade e a velocidade de informações é muito grande, provocando mudanças na nossa maneira de ser, de pensar e de agir, na medida em que nos permite, de forma critica, uma releitura do mundo. (BARRETO, Edna Soares. Educação e Cibercultura,2001)</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;">As crianças estão vivendo em uma sociedade, na qual a propaganda, o consumo, faz parte do seu dia a dia, influenciando constantemente sobre os seus conhecimentos. Constatando esta influência como uma problemática, torna-se papel também, da escola buscar novas estratégias e novos olhares para tal prática, atendendo as demandas futuras, tendo de crescer em número e em complexidade para anuir importância que possam ter significância no cotidiano dos alunos. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt 106.2pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; mso-fareast-language: PT-BR;">Para Stoer, Cortesão, et al. (2001: 241 apud BONILLA), a escola surge como encruzilhada de influências entre o global e o local, como um conjunto de espaços e tempos agidos por determinantes do global, do nacional e do local. No entanto, ao mesmo tempo em que sofre essas influências, pode também influir nesses tempos e espaços, à medida que for abrindo-se para a ressignificação das concepções mecanicistas sobre o pensamento, o conhecimento e a comunicação que impregnam o sistema educacional e todas as outras instituições sociais e políticas. A abertura à ressignificação cria possibilidades para que as transformações do sistema educacional emerjam de dentro dele próprio, fortemente articuladas ao conjunto de transformações sociais mais amplos, uma vez que implicam as concepções, os valores e as práticas de cada sujeito do processo pedagógico. <span style="mso-no-proof: yes;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR; mso-no-proof: yes;">O professor tem que levar o educando a refletir sobre as informaçoes que a midia oferece, tornando um sujeito ativo, seletivo e autonomo, capaz de escolher o que é bom ou ruim para o seu aprendizado. Priorizar <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>o conhecimento prévio que o aluno traz e as experiencias revela o fato de que este conhecimento já adquirido facilita<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>a aquisição de novo saber, sem esquecer que deve haver o respeito para a quantidade de informaçoes a serem fornecidas diariamente.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR; mso-no-proof: yes;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>A escola tem que levar a propaganda para dentro da sala de aula com ajuda dos pais, estes que em muitas vezes colaboaram com o consumismo esarcebado dos filhos para suprir a sua falta, e trabalhar estas questoes. </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Compreender as diferentes formas de representação e comunicação propiciadas pelas tecnologias disponíveis na escola, bem como criar dinâmicas que permitam estabelecer o diálogo entre as formas de linguagem das mídias, são desafios para a educação atual, que requerem o desenvolvimento de programas de formação continuada de professor.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O professor encontra um espaço educacional radicalmente diferente no meio digital. Para inseri-lo a sua docência é preciso uma transformação em sua metodologia de ensino na sua percepção do que é ensinar e aprender com a tecnologia, mídias. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;"><span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Segundo Barreto, 2001 (A escola e as tecnologias inteligentes), a escola, por sua vez, precisa rever seu papel, reavaliar e ressiginificar sua pratica pedagógica para que possa interagir com o novo, criando uma postura rizomática que certamente facilitará todo o processo ensinar/aprender de uma forma interessante e até mesmo prazerosa. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></div><div class="MsoNoSpacing" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
<a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftn2" name="_ftnref2" style="mso-footnote-id: ftn2;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="color: black; font-family: "Times New Roman", "serif";"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="color: black; font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 11pt; line-height: 150%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: EN-US;">[2]</span></span></span></span></span></a><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; mso-fareast-language: PT-BR;">O empresário canadense Don Tapscott, escritor e consultor especializado em estratégias de negócios, são otimistas em relação ao impacto das novas tecnologias. Em palestras realizadas, ele chama de geração Y, os jovens que nasceram em meio à era digital e defende que são mais inteligentes capazes e responsáveis por uma revolução na economia e no comportamento global.</span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 9pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;"><br />
</span><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 9pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;"><br />
</span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Muita coisa está mudando no mundo com a chegada da Geração Y - que o canadense prefere chamar de Geração Net - ao mercado de trabalho. "Pela primeira vez na história, crianças e adolescentes passaram a ser consideradas autoridade em algum assunto, a saber, mais do que os professores, do que os pais", diz.</span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-language: PT-BR;"><br />
</span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O guru defende ainda que, seguindo essa linha, em meio à interação social e a colaboração, a geração atual de jovens deixa de separar trabalho de lazer. "Para eles, trabalho é igual a colaboração, que é igual a aprendizado, que é igual a diversão. Tudo isso pode ser realizado ao mesmo tempo", afirma. Nesse sentido, Tapscott considera um erro empresas proibirem seus funcionários de usar redes sociais. "Se você proíbe seus empregados de usarem o Facebook, elas irão para o MySpace", diz. Para os que associam internet e redes sociais a problemas como falta de produtividade e até aumento no número de estudantes que não concluem a faculdade, ele é categórico: "Há diversos outros fatores envolvidos. A culpa não é da tecnologia".</span></div><div align="left" class="MsoNormal" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none; text-align: left;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-layout-grid-align: none;"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-theme-font: minor-latin;">Para esta geração a sala de aula centrada no professor falar e o aluno ouvir estarão cada vez mais chata. Eles estarão cada vez mais desinteressados no modelo baseado na lição-padrão, no falar-ditar do mestre. A oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da sala de aula, graças aos novos recursos tecnológicos, em especial a internet e a multimídia interativa.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><h1 style="margin: 24pt 0cm 0pt;"><span style="font-size: large;"><span style="font-family: Cambria;"><span style="color: #365f91; mso-ascii-font-family: Cambria; mso-bidi-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR; mso-hansi-font-family: Cambria;"> </span><span style="mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="color: #365f91;">Considerações finais </span></span></span></span></h1><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="color: black; font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">As reflexões desenvolvidas ao longo texto, mostram possibilidades para ampliar e discutir a cultura midiática como prática pedagógica. Torna de suma importância para a escola, professor, pais a dialogar rotineiramente com os educandos os sentidos implícitos e explícitos do discurso midiático, oferecendo maior relevância pedagógica no dia a dia escolar.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="color: black; font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">A escola tem que criar subsídios, incorporar elementos para interpretação crítica sobre a cultura midiática, e por sua vez o professor não pode apenas parar, mudar a sala para o laboratório. Nela, deve assumir a responsabilidade de interventora e articuladora sobre cultura midiática, considerando-a de extrema relevância para as práticas pedagógicas transformadoras</span><span style="color: black; font-family: "Tahoma", "sans-serif"; font-size: 10pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">. </span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto;"><span style="color: black; font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">Em suma, oportunizar diálogos, trabalhando recurso audiovisual, recortes de revistas e jornais, matérias televisivas e curiosidades sobre elementos dessa cultura transmitidos pela mídia, no qual possa usufruir de maneira ativa, seletiva, dando significado próprio a suas estruturas de recepção. </span><span style="color: black; font-family: "Tahoma", "sans-serif"; font-size: 10pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"></span></div><h3 style="margin: 10pt 0cm 0pt;"><span style="color: #4f81bd; font-family: Cambria; font-size: small;">Referências: </span></h3><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNoSpacing" style="margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-list: l0 level1 lfo1; tab-stops: list 36.0pt; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; font-size: 10pt; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-size: 11.0pt; mso-fareast-font-family: Symbol;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: Calibri;">LÉVY, Pierre. Cibercultura. 34. ed. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999. <br style="mso-special-character: line-break;" /></span></div><div align="left" class="MsoListParagraphCxSpFirst" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: list 36.0pt; text-align: left; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; font-size: 10pt; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-size: 12.0pt; mso-fareast-font-family: Symbol; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital.ed.Agir. 448,2010.</span></div><div align="left" class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-add-space: auto; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; text-align: left;"><br />
</div><div align="left" class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: list 36.0pt; text-align: left; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; font-size: 10pt; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-size: 12.0pt; mso-fareast-font-family: Symbol; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif";">YANO, Celio. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Título: Google deixa pessoas mais inteligentes, diz Don Tapscott. Em palestra no Brasil, guru da economia digital, autor do conceito do Wikinomics,</span><span style="font-family: Calibri;"> </span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif";">explica como a "Geração Net" está mudando o mundo. Exame.com Acessado em 01/02/2011.</span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;"></span></div><div class="MsoListParagraphCxSpMiddle" style="margin: 0cm 0cm 0pt 36pt;"><br />
</div><div align="left" class="MsoListParagraphCxSpLast" style="line-height: normal; margin: 0cm 0cm 0pt 36pt; mso-add-space: auto; mso-list: l0 level1 lfo1; mso-margin-bottom-alt: auto; mso-margin-top-alt: auto; tab-stops: list 36.0pt; text-align: left; text-indent: -18pt;"><span style="font-family: Symbol; font-size: 10pt; mso-bidi-font-family: Symbol; mso-bidi-font-size: 12.0pt; mso-fareast-font-family: Symbol; mso-fareast-language: PT-BR;"><span style="mso-list: Ignore;">·<span style="font: 7pt "Times New Roman";"> </span></span></span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 12pt; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: PT-BR;">ALVES. Lynn Rosalina, Silva. Jamile Borges da. (org) Educação e Cibercultura. Ed. EDUFBA. Salvador –Ba, 2001.</span></div><div style="mso-element: footnote-list;"><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div id="ftn1" style="mso-element: footnote;"><div class="MsoFootnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftnref1" name="_ftn1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Calibri", "sans-serif"; font-size: 10pt; line-height: 150%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-font-family: "Times New Roman"; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: EN-US;">[1]</span></span></span></span></a><span style="font-family: Calibri; font-size: x-small;"> Aluna do curso de Pós graduação da UFBA,do curso de Tecnologia e novas educações,<span style="mso-spacerun: yes;"> </span>professora do ensino fundamental 1, formada no curso Normal Superior com habilitação em Ed. Infantil, pela Faculdade Jorge Amado.</span></div></div><div id="ftn2" style="mso-element: footnote;"><h2 style="line-height: normal; margin: 12pt 0cm 3pt;"><a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftnref2" name="_ftn2" style="mso-footnote-id: ftn2;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 11pt; font-style: normal; font-weight: normal; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold;"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 11pt; line-height: 150%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: "Times New Roman"; mso-fareast-language: EN-US; mso-fareast-theme-font: major-fareast;">[2]</span></span></span></span></span></a><span style="font-size: 11pt;"><em><span style="font-family: Cambria;"> </span></em></span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 11pt; font-style: normal; font-weight: normal; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold;">YANO, Celio. <span style="mso-spacerun: yes;"> </span>Título: Google deixa pessoas mais inteligentes, diz Don Tapscott. Em palestra no Brasil, guru da economia digital, autor do conceito do Wikinomics,</span><span style="font-size: 11pt;"><em><span style="font-family: Cambria;"> </span></em></span><span style="font-family: "Times New Roman", "serif"; font-size: 11pt; font-style: normal; font-weight: normal; mso-bidi-font-style: italic; mso-bidi-font-weight: bold;">explica como a "Geração Net" está mudando o mundo. Exame.com Acessado em 01/02/2011.</span></h2><h1 style="line-height: normal; margin: 24pt 0cm 0pt;"><span style="font-size: 11pt;"></span></h1><div class="MsoFootnoteText" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div></div></div>DAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-545078823599616511.post-84416637765431021002010-12-06T17:11:00.000-08:002010-12-06T17:11:06.981-08:00video etica hacker<a href="http://www.youtube.com/watch?v=Q1qYwUbLoNI">http://www.youtube.com/watch?v=Q1qYwUbLoNI</a>DAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-545078823599616511.post-82269734959592540512010-12-06T16:15:00.001-08:002010-12-06T16:15:00.496-08:00video sobre etica hackerhttp://www.youtube.com/watch?v=RR8snZ73iRADAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-545078823599616511.post-56080654714534176902010-12-06T15:39:00.000-08:002010-12-06T15:39:28.564-08:00Sala de Aula Interativa - Marcos Silva<div align="center" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: center;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Sala de Aula Interativa</span></div><div align="right" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: right;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Marco Silva </span></div><div align="right" class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: right;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Dayse Sueli Oliveira <a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftn1" name="_ftnref1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: AR-SA;">[1]</span></span></span></span></a></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O livro Sala de aula interativa do professor, sociólogo, mestre e doutor em educação Marcos Silva, esta dividido em três capítulos, começando com um convite as professore, alunos e principalmente aos críticos da interatividade. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Silva se preocupa em mostrar os dois lados da interatividade e a relação com a educação ao logo das suas duzentas e oito paginas, abordando no capitulo um, a emergência histórica da interatividade. ”Meu interesse é mostrar que a emergência da interatividade se dá na imbricação dos fatores tecnológicos, mercadológicos e social, tomamos como movimento de múltipla casualidade”. No qual o indivíduo é sujeito da sua ação, criação, da troca de informação, em suma a interatividade permite ultrapassar a condição de sujeito passivo para a condição de sujeito operativo.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">No capitulo dois, o professor Marcos traz uma reflexão sobre o termo interatividade, termo surgido na França no final dos anos 70, “no contexto das discussões que procuravam diferenciar, no âmbito da telemática, só serviço interativo dos serviços difundidos”.<span style="mso-spacerun: yes;"> </span></span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Nos dias atuais, mesmo conhecendo melhor, o significado do termo também sofre vulgarização quando usado para venda ou idéia publicitária. É o caso, por exemplo, de <span style="mso-bidi-font-style: italic;">softwares</span>, de programas de TV ou mesmo de escolas e cursos que são divulgados como interativos, mas que na verdade não passa de meras propagandas para marketing.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Interatividade é um conceito de comunicação e não de informática. Pode ser empregado para significar a comunicação entre interlocutores humanos, entre humanos e máquinas e entre usuário e serviço. No entanto, para que haja interatividade é preciso que haja a troca, a intervenção do usuário ou receptor, a manipulação dos programas para uma possível modificação.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">O "parangolé" é um bom exemplo para falar dos fundamentos da interatividade. Ele quebra o modelo comunicacional baseado na transmissão. É uma proposta à participação ativa do espectador. Trata-se de participação sensório-corporal e semântica e não de participação mecânica. Oiticica (1937 – 1980) quer a intervenção física na obra de arte e não apenas contemplação imaginal separada da proposição. </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; letter-spacing: 0.75pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman";">Marco Silva explora as mudanças que a interatividade pode proporcionar no ensino brasileiro. O autor compara o trabalho do professor com o do designer de interface, porque ambos têm que proporcionar experiências aos alunos.</span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; line-height: 150%;">Completando essas idéias, Silva recomenda: "para não violentar esse aluno e também a Internet, o professor precisa aprender com o web designer e não mais com o apresentador de tv, que é um narrador que atrai o espectador de maneira mais ou menos sedutora para sua récita, o professor-informata constrói uma teia de territórios abertos a navegações e dispostos a interferências, a manipulações, permitindo que o aluno construa seus próprios mapas e conduza suas explorações. O professor precisa perceber, enfim, que a tela da tv é para assistir e a tela do computador é para interagir". </span></div><div class="MsoNormal" style="line-height: 150%; margin: 0cm 0cm 10pt; text-align: justify;"><span style="font-family: "Arial", "sans-serif"; font-size: 12pt; letter-spacing: 0.75pt; line-height: 150%; mso-fareast-font-family: "Times New Roman";">O problema do livro é que ele é acadêmico demais, tem uma linguagem difícil, porém ainda assim indico a qualquer um que vai trabalhar com educação à distância usando a Internet. </span></div><div style="mso-element: footnote-list;"><br clear="all" /><hr align="left" size="1" width="33%" /><div id="ftn1" style="mso-element: footnote;"><div class="MsoFooter" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><a href="http://www.blogger.com/post-create.g?blogID=545078823599616511#_ftnref1" name="_ftn1" style="mso-footnote-id: ftn1;" title=""><span class="MsoFootnoteReference"><span style="mso-special-character: footnote;"><span class="MsoFootnoteReference"><span style="font-family: "Calibri", "sans-serif"; font-size: 11pt; line-height: 115%; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-font-family: Calibri; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: Calibri; mso-fareast-language: AR-SA;">[1]</span></span></span></span></a><span style="font-family: Calibri;"> Dayse Sueli Oliveira Lordelo – Aluna do curso de pós -graduação da Universidade Federal da Bahia – FACED- Tecnologia e novas educações. </span></div><div class="MsoFootnoteText" style="margin: 0cm 0cm 10pt;"><br />
</div></div></div>DAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-545078823599616511.post-4585904914050090172010-11-04T15:32:00.000-07:002010-11-04T15:32:43.225-07:00Sugestão de plenejamentoPLANEJAMENTO SEMANAL 5º ANO<br />
Segunda Feira 18/10/10<br />
Acolhida;<br />
• Leitura feita pela professora;<br />
• Comentários;<br />
• Correção do para casa.<br />
• Sala de leitura (tarde)<br />
1º momento:<br />
• Português - Leitura e interpretação de texto<br />
Levar para turma a musica da grande família – Dudu Nobre;<br />
Discutir os valores de uma família (desde tradicional à contemporânea)<br />
Falar sobre o concurso de frases e solicitar que eles escrevam uma frase de acordo com a nossa conversa relacionando o tema “família na escola”. <br />
Atividade no caderno. <br />
<br />
2º momento:<br />
• História: África <br />
<br />
Realizar a discussão sobre o continenete africano e os fatos , marcantes.<br />
Fazer um relção do continente ontem e hoje.<br />
Levar o mapa do continenete e saber o que as crianças já sabem sobre ele. <br />
<br />
Para casa: Livro de historia e cultura africana p. 23 e 24<br />
<br />
Terça – feira 19/10/10<br />
Acolhida;<br />
• Leitura feita pela professora;<br />
• Comentários;<br />
• Correção do para casa.<br />
• Sala de leitura (manhã) <br />
<br />
<br />
1º momento: Matemática<br />
• Operações com fração Adição e subtração <br />
<br />
Explicar aos alunos como pode ser feita as quatro operações com denominadores iguais. <br />
<br />
Atividade no caderno <br />
<br />
<br />
2 º momento: Ciências <br />
• Plantas medicinais <br />
<br />
Levar para sala o conto africano – Ossaim <br />
<br />
Fazer a interpretação do conto oral e questionara as crianças: <br />
- O que são plantas medicinais? <br />
-Você conhece alguma planta que auxilia na cura de doenças? Qual? Como funciona? <br />
-Será que a mãe de vocês conhece ou planta no quintal?<br />
<br />
Solicitar que os alunos construam um dialogo com os conhecimentos sobre alguma planta medicinal. <br />
<br />
Para casa: <br />
Atividade de matemática no livro p. <br />
<br />
<br />
Quarta –feira 20/10/10<br />
<br />
Acolhida;<br />
• Leitura feita pela professora;<br />
• Comentários;<br />
• Correção do para casa.<br />
<br />
1º momento – Português<br />
• Leitura e interpretação <br />
• Verbos <br />
• Pesquisa no dicionário <br />
<br />
Realizar a leitura da noticia sobre “a qualidade de vida da população negra”.<br />
Fazer um debate em relação à saúde, o modo de vida, a discriminação,...<br />
Destacar no texto:<br />
* palavras desconhecidas saber o significado e escrever no caderno;<br />
* verbos <br />
* atividade de interpretação e estrutura no caderno.<br />
Correção coletiva <br />
<br />
2º momento - Geografia <br />
• População e qualidade de vida <br />
<br />
Realizar a leitura complementar no livro “Geografia nas trilhas da Bahia” pgs.: 109,122 e 123. <br />
Ainda com informações do texto da aula anterior, solicitar que os alunos, recortem de jornais situações de qualidade de vida de uma população e crie uma legenda. <br />
Expor o trabalho na sala. <br />
<br />
Para casa: Caderno de Geografia <br />
1- Existe relação de qualidade de emprego e anos de estudo?<br />
2- As condições de moradia na Bahia têm melhorado? Por quê? <br />
3- Qual órgão responsável em pesquisar sobre a qualidade de vida de uma população?<br />
<br />
Quinta – feira 22/10/10<br />
<br />
Acolhida;<br />
• Leitura feita pela professora;<br />
• Comentários;<br />
• Correção do para casa.<br />
1º momento: Matemática <br />
<br />
• Frações <br />
• Problemas com frações<br />
Atividade no caderno do aluno: <br />
Correção coletiva <br />
<br />
Momento: Português <br />
<br />
• Produção de texto <br />
<br />
Realizar a leitura do texto “o negrinho do pastoreio”;<br />
Fazer a interpretação oral; <br />
Solicitar que os alunos continuem a história, dando outro final para ela. <br />
<br />
<br />
Para casa: livro cidade educadora p. 32 a 36 leitura <br />
40 atividadeDAYSEhttp://www.blogger.com/profile/18218019244430587273noreply@blogger.com0